EAD CorporativoEducação à Distância

Nos últimos meses tenho atuado na implantação de projetos e de plataformas de Educação à Distância (EAD), seja em empresas ou instituições de ensino superior. É uma forte tendência de mercado, as empresas estão substituindo o seu modelo de capacitações presenciais por cursos online com o uso de plataformas EAD como forma de obter melhores resultados, diminuição de custos e maior velocidade.

O investimento em EAD exige uma série de investimentos iniciais em tecnologia, conteúdos e equipe, porém, apresenta alta redução de investimento por aluno, quando aplicado com escala se comparando ao modelo presencial.

O uso do EAD Corporativo, também conhecido como Universidade Corporativa, permite que empresas utilizem um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para treinamento e distribuição de informação para seus colaboradores, representantes e fornecedores, até mesmo para clientes.

Considero que, muito mais que compartilhar informação, o EAD vem a revolucionar o mercado da educação com o impulsionamento de negócios nunca antes vista, trazendo uma série de vantagens como:

  • Praticidade e mobilidade – como, onde e quando o aluno quiser;
  • Escalabilidade – alcançar a todos com velocidade (timing);
  • Interação – conectar pessoas e negócios;
  • Redução de custos;
  • Conteúdo de alta qualidade;
  • Fortalecimento da cultura cooperativa;
  • Desenvolver e educar – promover a capacitação;
  • Mensuração – monitoramento da aprendizagem e do engajamento;
  • Inovação e incentivo ao uso de recursos digitais;
  • Multimídia – diversos formatos e mídias;
  • Proposição de novos temas e demandas – cursos com maior interesse ;
  • Canal de Comunicação (endomarketing) – mensagem transmitida a todos da mesma maneira, sem falhas, alcançando à todos.

O processo de implantação é um tanto trabalhoso, considerando que envolve uma série de atividades, desde o planejamento de implantação, definição de projeto político-pedagógico, até mesmo a adequação de estrutura e tecnologia, bem como de equipe de apoio, atendimento e monitoramento.

Além disso, é imprescindível o uso eficiente de estratégias digitais, transcendendo as atividades e rotinas para oferecimento de cursos, produção e adequação dos conteúdos, mas também engajando e envolvendo o público-alvo afim de obter os resultados desejados.

Se o seu objetivo é implantar as ferramentas mais adequadas, oferecer recursos e se relacionar no mundo digital com os seus clientes e obter êxito em estratégias, entre em contato. Desenvolveremos juntos a solução ideal para o seu negócio.